terça-feira, 11 de maio de 2010

Tem uma lenda indiana que diz que quando vc domina completamente uma postura de yoga, as dualidades cessam e você medita no infinito. Dominar uma postura de yoga não é algo simples. Envolve manter o alinhamento, a coluna alongada, os ombros longe das orelhas e os musculos contraidos na medida certa. Continuar respirando calma e profundamente e manter o rosto sereno. De preferencia com um leve sorriso. É atenção total no próprio corpo. Entender como ele se move durante a imobilidade. Do que ele precisa. Na maior parte das vezes, ele só precisa que a respiração seja controlada. Respiração ofegante só é boa se não for por ansiedade, medo ou esforço. Dominar a postura é estar inteiro nela. Todos os sentidos alerta pra captar o prazer que ela te dá. O prazer sutil de uma vértebra que ganha mais espaço. O prazer de não ter passado, nem planos. Não é à toa que todas as dualidades cessam. Elas não acontecem no presente.

Dá um trabalhão conseguir isso, mas vale a pena.

Essa frase nao é minha, é dele. Eu lembrei dela agora e achei que cabia para falar da postura de yoga. Mas foi dita em outro contexto.

Ele olhou pra mim e disse: dá um trabalhão construir um amor, mas vale a pena.

E eu fiquei com vontade de dizer: dá, e só vale a pena se for igual a meditar no infinito.

2 comentários:

t. disse...

acho que sempre vale a pena construir um amor. nem que for apenas pra se sentir vivo.

Jeferson Cardoso disse...

E como vale a pena! Principalmente desfrutar da construção.
Boa semana.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com