quinta-feira, 8 de outubro de 2009

8/10


todo ano eu me lembro que foi hoje que mataram o che guevara. nós costumávamos lembrar disso na época de faculdade e sair para beber. nós, poucos. mas sempre. continuei lembrando dessa data em todos os outubros e já faz quase dez. e só este ano eu descobri que meu avô também morreu nesse dia. este ano fui ao cemitério com a minha mãe e minha irmã, sentamos em frente à sepultura dos meus avós e tomamos sol. nos pareceu um lugar adequado para um picnic. me pareceu adequado sair para comemorar a morte, porque é exatamente a mesma coisa que comemorar a vida. eu me surpreendi qdo olhei essa data marcada em relevo na lápide do meu avô. um conjunto de números, que formavam um palíndromo exato com o dia do meu aniversário. não precisávamos ser tão literais, né, vô? mas sempre tem o dia em que vc vira os seus antepassados. o dia em que sua família vira seus heróis. e que seus heróis viram sua família.

Um comentário:

mami disse...

Che foi o idolo da minha geração, naquela época, de poucos com certeza.Mesmo porque tudo o que se ligava a ele era proibido. Era a época da ditadura. Mesmo correndo risco eu conservei um livro que fazia parte da lista dos livros proibidos. Para minha surpresa alguns anos depois, em todos os lugares nos deparamos com aquela tradicional foto. O que era ilicito acabou virando estampa de camiseta e esta sendo usada por pessoas que não tem a minima consciencia do que ele representou e representa. Surpresa maior ainda é a descoberta da minha filha de que a sua morte se deu no mesmo dia da do meu pai. Duas pessoas que eu amei!!!Coincidencia???